quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Exames de Acuidade Visual Para Crianças



Exames de Acuidade Visual para crianças


Existem vários métodos de avaliação, mas todos eles têm limitações e dificuldades para aplicação em consulta optométrica. Além disso, a sua disponibilidade é limitada.


- Teste de Mirada Preferencial:

Eles baseiam-se no princípio de que as crianças pequenas (bebês), preferem olhar para estímulos com um padrão de uma tela, com contrastes de cores, que cartão em branco.
Os dois estímulos visuais são apresentados simultaneamente, e avalia se a criança dirigiu seu olhar para o estímulo com o padrão, com contrastes de cores. O teste padrão usado consiste geralmente em várias linhas paralelas, com elevado contraste contra o fundo.
Padrões com crescentes frequências espaciais ocorrem, até ficar uma cor uniforme. Quando a criança percebe que tá uma cor uniforme, geralmente deixa de olhar o estímulo.
O teste deve ser feito de forma rápida, para a criança não perder a concentração.

Um dos testes mais utilizado é o teste de Teller. 
Estes testes têm limitações exigem um tempo considerável como uma resposta motora e colaboração. Além disso não apresenta correlação exata com teste de acuidade visual de Snellen.

TESTE DE TELLER



- Tambor Optocinético (Nistagmo):

Baseia-se o fenômeno que, um estímulo que se move, gera um movimento de seguimento, e quando o paciente deixa de olhar para o estímulo que se move, gera um  movimento sacádico. Se o estímulo não é percebido, não é gerado o movimento nos olhos.
Tambor de nistagmo optocinético consiste em um cilindro com bandas de alto contraste, que gira lentamente, provocando esse nistagmo. Através da utilização de tiras de espessura diferente pode ser determinada pela espessura mínima que desencadeia o nistagmo como uma abordagem para a acuidade visual. A nitidez obtida com este método se correlaciona bem com a visão obtida com o teste de mirada preferencial.
É considerada anormal a falta de nistagmo optocinético até os 3 meses de idade. Deve ser levado em conta na interpretação, os momentos da sua ausência, pode ser lesões nos lobos parietais que  poderá causar falta de nistagmo optocinético.






- E Direcional de Snellen

Este teste é composto pela letra E, colocado em orientações diferentes.

O paciente deve indicar se a direção é para cima, para baixo, direita ou esquerda. Não é necessário que a criança saiba ler ou que conheça a letra E.
Normalmente ele funciona muito bem, geralmente é rápido.
Antes do início do exame, você pode pegar uma letra E, para que possa praticar com a criança.

Primeiro treino com as primeira letras nas 4 posições de E, até que a criança possa identificá-las corretamente.
Posicione a criança a 3 metros de distância e vá mostrando as imagens até obter imagens menores que a criança possa apontar e identificar corretamente.

O exame deverá ser feito primeiro para um olho e depois para o outro (monocular).
Estes resultados são aproximados, mas irão ajudar no exame.








Test Pigassou:

O teste a seguir é um dos mais utilizados. 
É um cartão de teste contendo vários desenhos.

A primeira tela contém os desenhos. A criança deve identificar durante o exame. Se você verificar um desenho que envolve mais dificuldade do que o resto, ele não indica a realização do teste.

Coloque a criança em uma distância de 4 a 5 metros das imagens a serem mostradas. A criança deve identificar os desenhos até os menores.
Antes do exame, você pode pegar uma folha com os desenhos do teste para que o paciente possa ir praticando. Se o paciente tem dificuldade de dizer os nomes dos desenhos, poderá ser entregue cartões individuais (simplesmente cortar a folha) e pedir para a criança levantar o cartão com o desenho exposto.

Realiza primeiro com um olho e depois para o outro (monocular). 
Estes resultados também darão resultados aproximados, mas ajudam muito no exame.





É importante a detecção de anomalias visuais em crianças o mais cedo possível.
Em muitos países, os exames visuais já são recomendados para todas as crianças a partir de 6 meses de idade, realizados com métodos específicos para cada faixa etária.
Os exames são rápidos, simples, objetivos e de forma divertida. Qualquer anomalia visual tem seu tratamento bem sucedido quando começa mais cedo, ou seja, através do diagnóstico precoce.
Se não tratados em tempo correto, podem deixar defeitos residuais na visão.




Os testes expostos acima são apenas exemplos a serem realizados, podem indicar alterações visuais quando houver respostas incorretas frequentes. Lembrando que, para que a criança possa colaborar, o profissional tem que “ganhar” a sua confiança.


O exame optométrico é essencial para detectar ou descartar qualquer alteração na visão, deve ser realizado por um profissional da visão, preferencialmente o optometrista.


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