sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Desconforto causado por dispositivos digitais



Geralmente, as pessoas passam mais de duas horas por dia usando um dispositivo digital, seja para trabalhar, usar as redes sociais, estudar e até mesmo para jogar, fazendo com que até as crianças façam parte dessa população, que já fazem uso principalmente de tables e celulares.
O uso de computadores, celulares, tablets e notebooks, podem provocar um efeito prejudicial para os olhos, a fadiga visual digital, que consiste em um desconforto, o qual costuma aparecer depois de passar mais de duas horas na frente de uma tela digital.
Uma pessoa pisca, em média, aproximadamente 18 vezes por minuto, favorecendo assim a umidade dos olhos. A quantidade de piscadas é reduzida, a medida que vai aumentando o tempo na frente das telas, o que tem como resultado o ressecamento, a coceira e/ou ardência nos olhos. 
Podem estar associados à fadiga visual digital: 
  • Dor de cabeça
  • Dor nos olhos 
  • Vermelhidão
  • Falta de concentração e outros sinais e sintomas.
Para prevenir a fadiga visual digital, recomenda-se que a tela do computador esteja a cerca de 58 – 63 cm dos olhos. Para saber qual distância a correta, é só estender o braço até tocar a tela do computador. Os telefones celulares e os tablets devem estar a aproximadamente 40 a 45 centímetros dos olhos.

Para que os músculos relaxem, é preciso fazer pausas a cada 20 minutos, concentrando a visão até um ponto distante durante alguns segundos.

Existem lentes que limitam a quantidade de luz azul que penetra nos olhos e que previnem fadiga da visão causada pelo uso prolongado das telas.

A visão e a saúde ocular podem mudar ao longo do tempo, é preciso realizar revisões periódicas com um profissional optometrista, caso haja necessidade, haverá um encaminhamento a outro profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário