quinta-feira, 11 de julho de 2013

Abaixo-assinado pela inclusão do Profissional de Optometria em Saúde Pública no âmbito do SUS. ASSINEM:

Abaixo-assinado pela inclusão do Profissional de Optometria em Saúde Pública no âmbito do SUS.

Nós subscrevemos o abaixo-assinado Abaixo-assinado pela inclusão do Profissional de Optometria em Saúde Pública no âmbito do SUS., Para Presidente da República, Ministério da Saúde, Supremo Tribunal Federal, Senadores e Deputados Federais,Conselho Nacional de Saúde, MP- juizado do consumidor.


O Optometrista é um Profissional de Saúde Pública capacitado para executar atividades de atenção no cuidado primário da visão. Presente em mais de 130 países, o Optometrista é responsável por 90 % dos exames da função visual na Inglaterra (refração) e compensação através de óculos, lente de contato e terapias visuais. 78% nos EUA, e 66% da Europa. Reconhecida no mundo todo e citada na OMS, OIT, OPAS, UNESCO, IAPB, entre outras, No Brasil é reconhecida pelo MEC e Ministério do Trabalho e consta nos periódicos internacionais de saúde com publicação de Optometristas brasileiros. 

Por interesses de mercado, a revelia da constituição e código de defesa do consumidor estão tentando acabar com essa ciência no Brasil. 

Apesar do código de ética médica proibir, alguns oftalmologistas estão legislando em causa própria, confundindo a sociedade e causando prejuízos a milhares de cidadãos que aguardam anos nas filas de espera por atendimento a saúde visual, enquanto alguns oftalmologistas mantêm conluios com casas de óptica e vendem lentes de contato pelo dobro ou triplo do preço. Quem fará o atendimento de cirurgias? Essa sim atividade médica descrita pelo MEC. Porque o Brasil tem o pior resultado de cirurgias de catarata? Porque os brasileiros estão a caminho da Bolívia para atendimento de saúde ocular. 

Ante o exposto, pedimos seu apoio para levarmos a Presidenta da República e órgãos do governo o nosso grito, para que sejamos inseridos formalmente como Profissionais de Saúde Pública no âmbito do SUS. 

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2011N10603

Nenhum comentário:

Postar um comentário