sexta-feira, 21 de junho de 2013

DIGA NÃO AO ATO MÉDICO

O QUE SERIA DO ORTOPEDISTA SEM O FISIOTERAPEUTA, O TERAPEUTA OCUPACIONAL E DO RADIOLOGISTA????

O QUE SERIA DAS UTIs NEONATAIS SEM O CONCURSO DOS ENFERMEIROS OBSTETRAS???

O QUE SERIA DOS OTORRINOS SEM CAPACITAÇÃO DOS FONOAUDIÓLOGOS???? 

DOS PSIQUIATRAS SEM OS PSICÓLOGOS??? 

O QUE SERIA DA MEDICINA GENERALISTA SEM A ATUAÇÃO DOS BIOMÉDICOS???
DO ENDOCRINOLOGISTA SEM O NUTRICIONISTA????

O QUE SERIA DA OFTALMOLOGIA DOS PAÍSES EVOLUÍDOS SEM A ATUAÇÃO DO AVALIADOR PRIMÁRIO – O OPTOMETRISTA – SE ELE NÃO RECONHECESSE ALTERAÇÕES DO PROCESSO DA FUNÇÃO E DA ANATOMIA DO OLHO, DOS DESVIOS OCULARES E DOS DISTÚRBIOS DA VISÃO SEM O ENVOLVIMENTO DA PATOLOGIA??? PORQUE É O OPTOMETRISTA O AGENTE DESPISTADOR DA PATOLOGIA E QUANDO ELE ENCONTRA EM INICIO OU EM CURSO ADIANTADO QUALQUER ALTERAÇÃO DO OLHO E SISTÊMICA REMETE DE IMEDIATO AO ESPECIALISTA QUE COMPETE, FAZENDO ASSIM SEU TRABALHO DE AGENTE PREVENTOR EVITANDO QUE OS PROCESSOS PATOLÓGICOS EVOLUAM E EM ALGUNS CASOS COM MUITA RAPIDEZ. 

A Optometria no mundo desenvolvido é a 2ª profissão de maior respeitabilidade pelo trabalho social que ela produz. 
O projeto de lei do Ato Médico, e que ainda não foi sancionado pela Presidente e que está sujeito a vários vetos, fere profundamente todas as profissões não médicas na área de saúde no bojo de seu contexto, algumas distorções do nosso país estão bem claras na famigerada Lei do Ato Médico. 
Como pode uma profissão não regulamentada ainda ter um Conselho Federal com a força do Conselho Federal de Medicina que consegue distorcer e deturpar tudo que se conhece a respeito de Saúde Pública, com ingerência nos vários Ministérios, inclusive o do Trabalho impondo a força médica na conduta da formação plena e universal das outras profissões? 
Como pode o Congresso Nacional descaradamente afirmar nas várias reuniões que tivemos que já havia acordo com as outras profissões da área da saúde. MENTIRA! 

Todas as tentativas foram frustradas por acordos de liderança na calada da madrugada, porque parece que é assim que esse país caminha, envolvido em negociatas e acordos que privilegiam pequenos grupos corporativistas.
Não somos contra a regulamentação de qualquer que seja a profissão, inclusive a médica. Desde que ela não fira de morte o direito legal da atuação das outras profissões da área da saúde. 
Caso a lei passe sem o veto da Presidência da República estaremos retrocedendo a idade média, período negro da história da humanidade em que os que produziam ciência eram queimados como hereges na fogueira da inquisição, exemplo o astrofísico Galileu Galilei.
VETO TOTAL A LEI DO ATO MÉDICO!!

Palavras dos professor RICARDO BRETAS
OPTOMETRISTA O.D. , PÓS GRADUADO EM ORTÓPTICA E ESPECIALISTA EM NEURO VISÃO
PRESIDENTE DO CONSELHO BRASILEIRO DE ÓPTICA E OPTOMETRIA
MEMBRO DO COMITÊ DE EDUCAÇÃO DO CONSELHO MUNDIAL DE OPTOMETRIA
EX DIRETOR CLÍNICO DO SPECIAL OLYMPICS OPENING EYES
MEMBRO CONVIDADO DO CONSELHO EUROPEU DE OPTOMETRIA
MEMBRO CONVIDADO DO CONSELHO PACÍFICO ASIÁTICO DE OPTOMETRIA
PRÊMIO OPTOMETRISTA DE DESTAQUE INTERNACIONAL MILÃO ITÁLIA (2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário