terça-feira, 13 de abril de 2021

Tremor nas pálpebras

Pálpebra tremendo involuntariamente… Se você está apresentando esse sintoma, não se desespere, na maioria das vezes o problema não é grave e costuma estar ligado ao estresse.


Existem vários fatores que podem causar tremor nas pálpebras:

  • O estresse é um problema que sempre surge com vários outros incômodos e alterações, é a causa mais comum de tremor de pálpebra.. Ocorre devido a uma ação dos hormônios liberados quando a pessoa está estressada. Esses hormônios atingem o sistema nervoso autônomo e estimulam principalmente os músculos menores do corpo, como os músculos dos olhos, causando contrações involuntárias nas pálpebras.

  • Permanecer muito tempo em frente ao computador ou olhando para a tela do celular, também é um fator que pode favorecer os tremores. Isso acontece por causa do cansaço ocular, que faz com que os músculos dos olhos e as pálpebras fiquem sobrecarregadas, resultando na contração involuntária.

  • Outro fator que pode ter uma ligação direta com tremor nas pálpebras, é o olho seco. Nesse caso, os tremores acontecem justamente porque o corpo faz um esforço maior para hidratar a região. Geralmente o olho seco costuma ser mais comum em pessoas com idade mais avançada, podendo também ser causado pelo uso de lentes de contato.

  • Alergias frequentes também podem gerar sintomas diversos relacionados aos olhos, ocorrendo a coceira, vermelhidão e até mesmo a produção excessiva de lágrimas.

  • Os problemas relacionados à visão como: miopia, hipermetropia e astigmatismo, podem causar cansaço extremo, dores de cabeça e tremores nos olhos, porque nesses casos, os olhos tendem a "trabalhar" em excesso para focar, e isso os torna mais cansados. 

  • O tremor também pode estar relacionado com doenças oculares mais graves, como alguns tipos de inflamação nos olhos (uveíte e conjuntivite), entrópio (quando os cílios são virados para dentro) e blefarite.

  • Para garantir qualidade de vida e um bom funcionamento do corpo, o sono deve ser de qualidade, quando isso não acontece, uma série de fatores pode interferir na saúde, ou seja, quando a pessoa não dorme bem, tende a deixar os músculos dos olhos mais cansados, deixando as pálpebras mais fracas, causando o tremor nos olhos.

  • A alimentação também interfere na saúde dos olhos e consequentemente das pálpebras, isso acontece principalmente devido a carência de algumas vitaminas essenciais para o corpo, como vitamina B12, e também de alguns minerais, como potássio e magnésio. A desidratação também é um fator que pode fazer com que aconteçam espasmos involuntários nos músculos pequenos, como das pálpebras. As bebidas alcoólicas provocam no organismo, problemas com desidratação. Além disso, o excesso de cafeína pode favorecer os tremores nos olhos.

  • Problemas neurológicos ou cerebrais, também são possíveis causas para tremores de pálpebras, pois o sistema nervoso é o responsável por enviar comandos aos músculos da face, inclusive para as pálpebras.

Quando além dos tremores, os olhos também se apresentarem vermelhos e irritados, acompanhados de inchaço nas pálpebras, quando o tremor for recorrente e permanecer mais que uma semana e afetar outras áreas do rosto, é necessário procurar um profissional para avaliar o caso, diagnosticar e tratar devidamente o problema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário