terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O Optometrista é o profissional que deve atuar nas escolas para detectar problemas da visão.


Essa semana saiu uma notícia, onde diz que torna obrigatório o exame de acuidade visual para todos os alunos matriculados no ensino fundamental em escolas públicas e particulares, Projeto de Lei 5963/01, do deputado Milton Monti (PR-SP), aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

É nesse contexto que deveria estar presente o Optometrista, profissional responsável pelo cuidado primário da visão. 


O Optometrista atua na investigação e compensação da visão, através de meios ópticos, na prevenção da cegueira, detectando patologias oculares e sistêmicas que afetam a visão, não fazendo uso de medicamentos nem de métodos cirúrgicos.


Os professores podem até receber treinamento dos médicos oftalmologistas, para realizarem a acuidade visual dos alunos, mas não poderão fazer uma avaliação completa do sentido da visão, como os Optometristas são aptos a realizar.

Não há dúvidas que os professores são de fundamental importância para detectarem possíveis ametropias nos alunos na sala de aula, assim como os pais podem observar também se o filho apresenta alguma dificuldade para enxergar, mas para realizar o exame de acuidade visual, essa função deve ser do Optometrista.

Com todo o conhecimento das estruturas oculares, do sistema visual, da função neurológica, do sistema sensorial e de todo o mecanismo da visão, o Optometrista é o profissional adequado para atuar nas escolas e detectar possíveis alterações na visão.

O Optometrista nas escolas atuará de forma interdisciplinar, juntamente com professores, psicopedagogos e fonoaudiólogos.

A primeira função do optometrista na gestão interdisciplinar nas escolas, é o de realizar um exame visual completo e proporcionar uma compensação apropriada, o que irá melhorar a eficiência da leitura e tornar o processo educacional mais fácil.

Os principais pontos que o optometrista irá analisar: 

  • A história (a anamnese detalhada é muito importante)
  • A avaliação da refração 
  • A função binocular 
  • O processamento da informação visual.

A atuação será através do trabalho multidisciplinar com o fonoaudiólogo ou psicopedagogo.

Assim como o Fonoaudiólogo tem um papel muito importante na escola, pois atua, por exemplo, na escrita, na fala, na audição, detectando precocemente distúrbios de aprendizagem, de linguagem e outros, o Optometrista também poderia atuar nas escolas, onde seria de grande importância, detectando também de forma precoce, os problemas de visão, sem que eles pudessem interferir no aprendizado, na vida social, melhorando assim a qualidade de vida dos alunos e das suas respectivas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário