quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Técnica da retinoscopia estática



1. Distância de trabalho = deve-se escolher a sua distância de trabalho, de acordo com o comprimento do seu braço ou com a distância que se sinta confortável. Mantenha-a constante durante a realização do exame, pois qualquer variação altera os resultados. 

Esta distância deve-se compensar do resultado final por meio de:

• A RL ou lente do retinoscópio é uma lente positiva, cujo valor dióptrico é igual ao inverso da distância de trabalho em metros e este valor toma-se como ponto de partida.



• Se não utiliza RL, compense a distância de trabalho “NEGATIVA E ALGEBRICAMENTE” da lente com a qual neutralizou as sombras.

EX: Neutralizou com + 4.00 - 1.00 X 0º
Dist. Trab. = 50 cm  (+2.00)
Resultado Final = + 2.00 – 1.00 X 0o

EX: Neutralizou com - 2.00 esf.
Dist. Trab. = 50 cm  (+2.00)
Resultado Final = - 4.00 esf



2. Utilize luz ambiente reduzida no consultório, já que dilata a pupila e lhe ajuda a ver melhor o reflexo.


3. Caso utilize o foróptero ou greens: Ajuste a cadeira de tal forma que os olhos do paciente estejam na mesma altura dos seus olhos. Coloque o foróptero diante do paciente com a respectiva distância pupilar e ajuste o nível do instrumento centrando os olhos nas aberturas.


4. Coloque de forma binocular as lentes de trabalho de acordo com a distância de trabalho.


5. Peça ao paciente que olhe por cima de sua orelha a letra “E” da tabela (20/200).


6. Coloque-se no eixo visual do olho direito do paciente. Observe com seu olho direito através do retinoscópio o reflexo retiniano. Mantendo os dois olhos abertos (examinador). Não obstrua com sua cabeça a visão do paciente.


7. Observe o meridiano horizontal com a faixa de luz do retinoscópio na posição vertical. Faça um suave movimento horizontal e observe a intensidade, velocidade e direção da sombra. Agora coloque a faixa de luz do retinoscópio na posição horizontal para observar o meridiano vertical; e com um movimento vertical suave observe as características do reflexo.


8. A direção das sombras que acompanham o reflexo, se comparam com o movimento que se realiza com o retinoscópio.

Segundo seja este movimento adicione:

Lentes positivasse o movimento da fenda luminosa para direita gerar uma sombra que acompanhe para o mesmo lado, dizemos que a sombra é “a favor”. 
sombra a favor do movimento do retinoscópio ocorre no caso de hipermetropia.

Lentes negativasse o movimento da fenda luminosa do retinoscópio gerar uma sombra contrária à sua direção, gerando uma sombra “contra”. 
sombra contra do movimento do retinoscópio ocorre em caso de miopia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário