quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Definição de Optometria

Optometria é uma profissão da área da saúde, especializada nos cuidados primários da saúde visual, que forma optometristas para atuarem de forma independente e multidisciplinar.

É a ciência responsável pelo cuidado primário da visão, atuando na investigação e compensação da visão, através de meios ópticos, além de atuar na prevenção da cegueira, detectando patologias oculares e sistêmicas que afetam a visão, não fazendo uso de medicamentos nem de métodos cirúrgicos.

Para a melhor compreensão da Optometria, é necessário distinguir saúde visual de saúde ocular.

saúde visual é o exame e a avaliação da função visual, ou seja, do funcionamento do aparelho visual, que quando apresenta alterações visuais, estas possam ser compensadas através do uso de óculos ou lentes de contato.

saúde ocular é o manejo e diagnóstico das doenças oculares e sistêmicas que afetam a visão e que necessitam de tratamento médico através de medicamentos e cirurgias.

O Optometrista formado com graduação superior, poderá atuar e prestar atendimento visual de maneira independente ou de maneira interdisciplinar, atuando em postos de saúde, hospitais, gabinetes optométricos, convênios de saúde, clínicas integradas, além de prestar serviço optométrico dentro do estabelecimento óptico.







Nenhum comentário:

Postar um comentário