Hoje (13/12) é dia do Óptico no Brasil.
O Óptico ainda não é reverenciado como merece no Brasil, lamentavelmente.
Mesmo alguns Optometristas deveriam lembrar que o Óptico vem antes do Optometrista.
O primeiro Optometrista que atuou nestas terras onde canta o sabiá era, na verdade, um Óptico, o senhor Joseph Herschel, oculista mecânico, nasceu na Alemanha e desembarcou no Brasil em agosto de 1835.
O Senhor Herschel era Técnico Oculista e foi pioneiro na arte de manipular lentes e fabricar óculos para a elite da época.
A importância do Técnico em Óptica é capital no processo de confecção dos óculos.
Não podemos atribuir um grau de relevância menor para o Técnico em Óptica em detrimento do Optometrista ou do oftalmologista. Sua importância é igual ou, até superior, pois, de nada adiantaria uma avaliação optométrica e/ou oftalmológica bem feita se os óculos não forem corretamente adaptados pelo Óptico, o sucesso de todo o processo estará comprometido sem a interferência habilidosa do Técnico em Óptica.
Caros leitores, não resta dúvida, assim como os Optometristas e os oftalmologistas são necessários e decisivos para para cuidar da visão e dos olhos das pessoas, os Ópticos colocam-se como o “fiel da balança”.
Sem o Óptico o processo não se completa e os usuários de óculos e lentes de contato padecem da assistência completa e eficiente.
Deveríamos estar em festa hoje, festejando o Dia do Óptico, o primeiro profissional a cuidar da visão dos brasileiros. Optometristas, oftalmologistas e todos os demais profissionais envolvidos com os cuidados da visão das pessoas devem reverenciar os Ópticos brasileiros no seu dia especial.
Esta é uma singela, mas verdadeira, e calorosa forma que encontrei de parabenizar os Ópticos brasileiros pelo seu dia especial. Parabéns Ópticos e não deixem de lutar por seus interesses, seu lugar ao Sol e por seu grande valor para a sociedade.
REFERÊNCIAS: Optometria no Brasil (Artemir Bezerra), História da Óptica no Brasil (José Moraes dos Santos Neto).
www.artemirbezerra.com