Origem e História das Lentes Oftálmicas



  • A ORIGEM E HISTÓRIA DAS LENTES OFTÁLMICAS

Antes de se formularem as leis da óptica, que os chineses já dominavam a arte de produzir lentes simples manufaturando cristais de quartzo e outros materiais, inclusive armações de diferentes materiais, como o carey (este material era retirado das escamas da tartaruga de carey, em finas camadas, que após o polimento adquiria um brilho e transparência muito apreciados). Alguns destes óculos eram para fins ornamentais e outros para fins medicinais.



2283 AC Imperador chinês usou lentes fabricadas de cristal de rocha, quartzo, topázio ou ametista para observar as estrelas.
Antes do Século I os fenícios iniciaram a arte de fabricação do vidro, vinda dos chineses e que os fenícios descobriram que a areia misturada com salitre, fundidas pelo calor do sol, resultou no vidro bruto.
Alguns vidros convexos foram encontrados nas escavações de Pompéia e “Ninevah”, porém a distância focal destas lentes eram tão pequenas que elas não poderiam ser usadas diante dos olhos.
Intervalo Pela falta de registros, supõe-se que a arte de fabricação de vidro foi esquecida.
Século XIII Primeiros dados históricos indicam que o vidro foi conhecido pela China e pela Europa. Durante este período, na China, idosos usavam lentes para distinguir pequenas figuras. Estes óculos eram substancialmente diferentes do que os usados na Europa.
Europeus usaram óculos de apoio no nariz com aros redondos.
1285 Armati, de Florença- Itália, disse ter inventado o vidro e numa igreja foi encontrada uma inscrição numa pedra que dizia: “Aqui jaz Salvino Del Armati of Florença, o inventor dos óculos, tendo falecido em 1317.
1268 Roger Bacon um monge filósofo inglês foi o pioneiro no desenho de lentes, fabricadas de cristal ou vidro positivas biconvexas.
1465 O fabricante de óculos Guild tomou parte numa exposição de mercadores e artesãos diante do Rei da França.
Século XVI Lentes negativas para correção da miopia começaram a ser vendidas.
Século XVII Lojas de óptica começam a existir na Europa
Século XVIII Lojas de óptica começam a existir na América
Século XVII Marca o início de uma era de progresso no campo óptico.
Nos anos que se seguiram as lentes oftálmicas foram evoluído, graças ao trabalho de muitos pesquisadores, ate chegar a gama de opções que existem hoje.




Nenhum comentário:

Postar um comentário