O Brasil necessita da Optometria

A saúde do Brasil, necessita de profissionais Optometristas

A saúde visual do Brasil, precisa de profissionais optometristas, qualificados e aptos a exercerem suas atividades. É preciso que haja uma mudança no modelo de saúde visual.

A Optometria é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual.clique aqui

É uma ciência da área da saúde com base na física.  É responsável pelo cuidado primário da visão.  
Auxilia na saúde visual, entretanto não exerce nenhuma atividade médica. 

Medicina é saúde. Saúde não é exclusividade da medicina. A saúde não é privativa de nenhuma profissão.

A inexistência do OPTOMETRIA no Brasil acarretou uma lamentável elitização do serviço de saúde visual em nosso país, além de uma dívida social impagável (não é difícil imaginar) com aqueles que nasceram, cresceram e morreram sem nunca terem tido a oportunidade de avaliar a sua condição visual. 

Sem um profissional para atendimento primário na área da saúde visual, a população brasileira fica carente de assistência à visão.

A Optometria é a solução mais eficaz e menos onerosa no combate à baixa qualidade visual de um povo. 

O acesso aos exames de saúde visual fica praticamente à disposição de classes sociais elevadas, que podem pagar altos valores de consultas ou possuem planos de saúde particulares, restando para a grande maioria da população esperar longamente por atendimento pelo SUS, e além disto receber um atendimento pouco especializado e desqualificado pela alta demanda associada à escassez de profissionais nesta área.

Com certeza, a inserção do Optometrista na saúde pública brasileira vai trazer grandes avanços e modificações positivas nestes números e mudar este atual quadro resgatando a qualidade visual do povo brasileiro. 

Ainda é importante de lembrar que atualmente o tempo médio para conseguir uma consulta pelo SUS para atendimento visual é de 6 a 10 meses, além disto, a maioria dos municípios brasileiros não possui acesso a profissionais da visão.

Nesse contexto, a Optometria desenvolveu-se por todo o mundo, e é reconhecia em mais de 130 países entre eles: Alemanha, Inglaterra, França, Rússia, China, Índia, Japão, Líbano, Israel, EUA, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Quênia, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Guatemala e Brasil entre tantos outros. 
Países que adotaram a Optometria (mais de 150) perceberam-se uma melhor distribuição desses profissionais em regiões de difícil acesso. 

Nos EUA, foi detectado por ópticos-optometristas e encaminhado para oftalmologistas, o maior número de portadores de patologias do globo ocular, como o “glaucoma”, evitando em tempo a cegueira pela facilidade de acesso ao óptico-optometrista. Em todos estes países o profissional possui qualificação específica e trabalha em harmonia com todos os outros profissionais sanitaristas e médicos. 

Profissional Optometrista - Habilitado pelo MEC, regulamentada pela Classificação Brasileira de Ocupações, pertence à família nº 3223-05 do Ministério do Trabalho e Emprego. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário