RETINOSCOPIA
Através da retinoscopia, determina-se o erro refrativo ou defeito refrativo do paciente, sem que este intervenha no resultado.
Esta é a técnica mais importante que um optometrista deve dominar, visto que, além de determinar o defeito refrativo, também é possível obter informação qualitativa do sistema visual através da observação das características do reflexo retiniano (intensidade do reflexo, oscilações de intensidade, oscilações do diâmetro pupilar, etc.).
GENERALIDADES:
É o método objetivo para investigar, diagnosticar e avaliar os erros refrativos do olho, realizado com base no princípio dos focos conjugados da retina do paciente e o ponto nodal do examinador.
Ao iluminar o olho com a luz do retinoscópio, a retina se comporta como um espelho que absorve e reflete a luz até a pupila do paciente. Este reflexo é o que observa o examinador e serve para determinar o estado refrativo do paciente.
OBJETIVO
Determinar objetivamente o estado refrativo em visão de longe em pacientes que colaboram mantendo a atenção sobre um ponto de fixação.
MATERIAL
- Retinoscópio
- Caixa e armação de prova ou foróptero (greens)
- Optotipos
CARACTERÍSTICAS DO RETINOSCÓPIO:
Existem dois tipos de retinoscópio, segundo o feixe de luz que emitem.
Um em forma de ponto e outro em forma de fenda luminosa. Este último permite observar com maior clareza o eixo do astigmatismo.
DISTÂNCIA DE TRABALHO E VALOR DIÓPTRICO À COMPENSAR
66 cm....................................+ 1.50 D
50 cm....................................+ 2.00 D
40 cm....................................+ 2.50 D
33 cm....................................+ 3.00 D
25 cm....................................+ 4.00 D
20 cm....................................+ 5.00 D
10 cm....................................+ 10.00 D
O sistema óptico do retinoscópio contém um espelho que varia os focos.
O espelho plano reflete os raios paralelos como se viessem do infinito.
O espelho côncavo possui um ponto focal que inverte o efeito dos raios refletidos, por isso o movimento das sombras se observa contrário ao espelho plano, e se utiliza para confirmar o ponto de neutralização.
O espelho plano reflete os raios paralelos como se viessem do infinito.
O espelho côncavo possui um ponto focal que inverte o efeito dos raios refletidos, por isso o movimento das sombras se observa contrário ao espelho plano, e se utiliza para confirmar o ponto de neutralização.
CARACTERÍSTICAS DO REFLEXO RETINOSCÓPICO
- TAMANHO: Nos erros refrativos altos ou médios o reflexo é menor que o diâmetro pupilar. No ponto de neutralização a pupila fica cheia (como lua cheia)
- INTENSIDADE: Em ametropias altas o reflexo é confuso e tênue.
- VELOCIDADE: Em ametropias altas o deslocamento através da pupila é lento. A medida que se aproxima o ponto de neutralização, aumenta sua velocidade.
- DIREÇÃO:
Movimento Contra = MIOPIA
Movimento a Favor = HIPERMETROPIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário