Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

APELO PELO CONGRESSO EM BH

Prezados Ópticos, Optometristas, Contatólogos e todos tem sua subsistência extinta ou prejudicada pelo projeto do ato médico.

Como já foi amplamente divulgado, nossa corajosa presidente vetou o inciso do PL do ato médico que tornava exclusiva a prescrição de óculos e lentes de contato. Em suas razões para o feito a mesma legitimou oficialmente a Optometria no Brasil bem como em todo o mundo.

Como já era esperado os médicos se revoltaram, afinal estes aqui no Brasil acham que só Deus pode lhes dizer não, sem que eles questionem. 

O CBOO sempre atento aos desdobramentos do veto, principalmente aos que nos prejudicam, já está tomando todas as medidas possíveis para que os vetos presidenciais não sejam derrubados pela Câmara e Senado. Muitos políticos do PMDB, PSDB e DEM estão se organizando com médicos para tentar derrubar os vetos.

POIS BEM, APRESENTADO O PROBLEMA, EIS A SOLUÇÃO:

É preciso enfraquecer as manifestações deles com a nossa. O CBOO não pode nos representar em todas as situações e agora é necessário um grande número de pessoas. É o momento onde cada um deve se representar, para que os vetos sejam mantidos.

Diversos políticos, ministros e autoridades em geral já confirmaram presença no CIETCOO de Belo Horizonte-MG, onde iremos agradecer pelo feito do governo e manifestar irrestrito apoio a presidente em meio a todas as manifestações médicas.
- Eles compraram nossa briga, agora temos que mostrar números, muita gente. E até o momento as inscrições para o CIETCOO são vergonhosas.

Não é difícil imaginar o que estas autoridades pensarão em um congresso com ½ dúzia de profissionais.

- “Nós compramos um briga com 400 mil médicos por causa de 100 pessoas? Será que vale a pena continuar apoiando uma classe que não se preocupa com si mesmo? Nem com o aprendizado ou com a sobrevivência”.

Acredito que muitos não se inscreveram, pois quase todos contavam que o ato médico passaria sem veto algum. Mas o que parecia impossível, conseguimos.
Agora não é a hora ainda de entrar no clima de festa e “abaixar a guarda”, precisamos que os vetos sejam mantidos e AGORA é nosso dever ir ao CIETCOO de Belo Horizonte, onde poderemos pedir aos parlamentares presentes que mantenham o veto.

A hora não pode ser outra! Tudo pode ser decidido lá e podemos não ter outra chance. Se as decisões da câmara e do senado serão contra ou a nosso favor, vai depender de cada um estar presente no CIETCOO!

Então, clamo por CONSCIÊNCIA!

É hora de darmos o grito de independência, chega desta opressão, chega da ditadura médica! É a hora da Optometria no SUS, nos atendimentos básicos de saúde!
VIII CIETCOO, Belo Horizonte-MG, de 20 a 24/08/2013. Estes são os dias, este é o lugar, que renderá futuro ou não, da Óptica e da Optometria no Brasil!

Aos que mesmo após lerem este apelo, ainda “pensam” em não ir. Digo-lhes o seguinte: “tomem vergonha na cara”! Acho que a classe já está bastante madura para entender que unidos somos fortes e cada um deve fazer a sua parte, pelo menos, em situações extremas, onde a Óptica e a Optometria estão entre a vida e a morte.

Não quero ouvir lamentos posteriores, principalmente daqueles que reclamam de tudo e nunca mostram a cara!

William Machado, Óptico e Optometrista.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Abaixo-assinado pela inclusão do Profissional de Optometria em Saúde Pública no âmbito do SUS. ASSINEM:

Abaixo-assinado pela inclusão do Profissional de Optometria em Saúde Pública no âmbito do SUS.

Nós subscrevemos o abaixo-assinado Abaixo-assinado pela inclusão do Profissional de Optometria em Saúde Pública no âmbito do SUS., Para Presidente da República, Ministério da Saúde, Supremo Tribunal Federal, Senadores e Deputados Federais,Conselho Nacional de Saúde, MP- juizado do consumidor.


O Optometrista é um Profissional de Saúde Pública capacitado para executar atividades de atenção no cuidado primário da visão. Presente em mais de 130 países, o Optometrista é responsável por 90 % dos exames da função visual na Inglaterra (refração) e compensação através de óculos, lente de contato e terapias visuais. 78% nos EUA, e 66% da Europa. Reconhecida no mundo todo e citada na OMS, OIT, OPAS, UNESCO, IAPB, entre outras, No Brasil é reconhecida pelo MEC e Ministério do Trabalho e consta nos periódicos internacionais de saúde com publicação de Optometristas brasileiros. 

Por interesses de mercado, a revelia da constituição e código de defesa do consumidor estão tentando acabar com essa ciência no Brasil. 

Apesar do código de ética médica proibir, alguns oftalmologistas estão legislando em causa própria, confundindo a sociedade e causando prejuízos a milhares de cidadãos que aguardam anos nas filas de espera por atendimento a saúde visual, enquanto alguns oftalmologistas mantêm conluios com casas de óptica e vendem lentes de contato pelo dobro ou triplo do preço. Quem fará o atendimento de cirurgias? Essa sim atividade médica descrita pelo MEC. Porque o Brasil tem o pior resultado de cirurgias de catarata? Porque os brasileiros estão a caminho da Bolívia para atendimento de saúde ocular. 

Ante o exposto, pedimos seu apoio para levarmos a Presidenta da República e órgãos do governo o nosso grito, para que sejamos inseridos formalmente como Profissionais de Saúde Pública no âmbito do SUS. 

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2011N10603

A Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde já reconhecem o papel de profissionais não médicos no atendimento de saúde visual

Incisos VIII e IX do art. 4o

“VIII – indicação do uso de órteses e próteses, exceto as órteses de uso temporário;

IX – prescrição de órteses e próteses oftalmológicas;”

Razões dos vetos

“Os dispositivos impossibilitam a atuação de outros profissionais que usualmente já prescrevem, confeccionam e acompanham o uso de órteses e próteses que, por suas especificidades, não requerem indicação médica. Tais competências já estão inclusive reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde e pelas diretrizes curriculares de diversos cursos de graduação na área de saúde. Trata-se, no caso do inciso VIII, dos calçados ortopédicos, das muletas axilares, das próteses mamárias, das cadeiras de rodas, dos andadores, das próteses auditivas, dentre outras. No caso do inciso IX, a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde já reconhecem o papel de profissionais não médicos no atendimento de saúde visual, entendimento este que vem sendo respaldado no País pelo Superior Tribunal de Justiça. A manutenção do texto teria um impacto negativo sobre o atendimento à saúde nessas hipóteses.”

segunda-feira, 8 de julho de 2013

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Optometristas iniciam greve de fome contra o fim da profissão.

Nesta quarta-feira, em Brasília, aproximadamente 200 optometristas de todo o Brasil vão iniciar uma greve de fome. O objetivo é evitar a extinção dessa profissão, o que ocorrerá com a aprovação do chamado Ato Médico. O Ceará irá participar dessa greve de fome com 16 profissionais optometristas, que embarcaram na madrugada de hoje.

Fonte:  http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/optometristas-iniciam-greve-de-fome-contra-o-fim-da-profissao-no-grupo-16-cearenses/