Optometria Brasil


OPTOMETRIA NO BRASIL

Já é uma realidade!

Está presente na vida das pessoas há mais de um século, e no Brasil está ganhando espaço a cada dia.
                                                   
Atualmente, o Brasil possui diversos centros de formação de optometristas, mas o seu trabalho ainda é pouco conhecido pela sociedade.
Os benefícios proporcionados pela optometria têm sido pouco divulgados e adotados pelas autoridades de saúde no Brasil, principalmente devido à desinformação sobre o assunto.
Nosso país enfrenta uma grave situação na área de saúde visual, pois 56% de sua população possui dificuldades para enxergar devido a alterações visuais de causas ópticas (refrativas) e não patológicas.

As crianças que não enxergam bem, têm rendimento escolar medíocre, com elevados níveis de repetência, os quais acabam por desestimular a continuidade de seus estudos. Milhões de adultos têm sua produtividade reduzida ou até interrompida e os idosos detêm uma queda brusca de qualidade de vida, pela falta de uso de um simples par de óculos.

A nação brasileira perde muito dinheiro e talento por questões relacionadas à visão.

Esse problema pode ser resolvido de forma rápida e acessível, através da optometria. Basta uma pequena mudança no modelo de saúde visual.







A Optometria é a ciência responsável pelo cuidado primário da visão, atuando na investigação e compensação da visão, através de meios ópticos, além de atuar na prevenção da cegueira, detectando patologias oculares e sistêmicas que afetam a visão, não fazendo uso de medicamentos nem de métodos cirúrgicos.


Para a melhor compreensão da Optometria, é necessário distinguir: 


Saúde Visual X Saúde Ocular.

  • A Saúde Visual está diretamente ligada ao exame e a avaliação do funcionamento do aparelho visual, que quando apresenta alterações, podem ser compensadas através do uso de óculos ou lentes de contato.

  • A saúde ocular, ao diagnóstico das doenças oculares e sistêmicas, que afetam a visão e necessitam de tratamento médico através de medicamentos e cirurgias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário