A História da Optometria


HISTÓRIA DA OPTOMETRIA


  • HISTÓRIA DA OPTOMETRIA

Aproximadamente 1200 anos antes de Cristo, já existiam os óculos estenopeicos [1], mas os óculos como conhecidos hoje foram inventados cerca de 1300 anos depois de Cristo. 

Muitas inovações surgiram nos óculos, peças utilizadas para a compensação de problemas visuais.

Em 1585, George Bartisch, foi o primeiro europeu a ser considerado cientificamente “médico oftalmologista”, mas era contra o uso de óculos. 
Durante vários anos a idéia foi seguida pelos oftalmologistas, o que levou a Optometria se desenvolver como uma ciência não médica. 
O ato optométrico prosseguiu então pelas mãos dos ópticos, e no século XIV em Antuérpia surge à criação da primeira Guilda [2] dos Oculistas, entidade que regulamentava o acesso à profissão e a sua ética.

A regulamentação legal do exercício da Optometria, começou no Reino Unido em 1895, com a criação da Associação Britânica de Óptica, que instituiu um exame de capacidades para credenciar óptico refracionista [3].

Em 1896 nos Estados Unidos, foi criada a Associação Americana de Óptica e dois anos depois, em 1898, foi fundada a Associação Americana de Optometristas.

Hoje a Optometria é reconhecida no mundo inteiro como profissão responsável pelo atendimento PRIMÁRIO DA SAÚDE VISUAL.

Dicionário
[1] Óculos estenopeicos são óculos que não possuem lentes. No lugar das lentes existe um furo entre 1,5mm e 2 mm aproximadamente. Quando uma pessoa que possui problemas visuais, que não é patologia, os óculos permitem uma melhora na visão. Era feito com couro de animais ou alguma parte de planta dura.

[2] Associação que agrupava, em certos países da Europa durante a Idade Média, indivíduos com interesses comuns (negociantes, artesãos, artistas) e visava proporcionar assistência e proteção aos seus membros.

[3] Profissional que determina os valores dos óculos.




HISTÓRIA DA OPTOMETRIA NO BRASIL



Profissionais "Óticos Práticos e Optometristas" surgem no Brasil anterior à 1900 ou, no mesmo momento do 1° óculos no Brasil. 
Sem formação, aprenderam o ofício na prática, época em que as profissões passavam de pai para filho, limitados à montagem artesanal de óculos por falta de cursos profissionalizantes.

O reconhecimento da Optometria pelo governo brasileiro data de 1932 através de Decreto. Porém, a Optometria é bem anterior. Tem início com a chegada da família Real ao Brasil, promovendo grandes avanços científicos, culturais e desenvolvimento ao Brasil.

Imigrantes vieram da Alemanha, Espanha, USA trazendo a óptica e optometria ao Brasil. 

O primeiro registro da óptica-optométrica no Brasil foi em 1835 no Recife, pelo técnico oculista Joseph Herschel. A oftalmologia brasileira não existia, aparecendo por volta de 1920 muito rudimentar, e por volta de 1932, totalmente voltada e especifica em tratamento de patologias do globo ocular.

Consolidava-se por volta de 1900 no Brasil, "Exames da Vista", realizado nas casas de óptica, realizado por optometristas. 
A demanda foi tamanha, que a óptica "Casa Fretin" - SP, contratou e trouxe um optometrista norte-americano para realizar exames da vista - NÃO CONFUNDIR COM EXAMES DO GLOBO OCULAR - realizados somente por médicos oftalmologistas.

Um comentário:

  1. Achei muito proveitoso. Estou realizando um trabalho sobre o tema. Você poderia indicar as referencias que utilizou?

    ResponderExcluir