Avaliação Visual em Crianças



Exames específicos que permitem a avaliação visual de bebês e crianças.


Atualmente existem exames específicos que permitem a avaliação visual de bebês e crianças que ainda não falam ou até mesmo com déficit motores.



1. NISTAGMO OPTOCINÉTICO = o nistagmo é provocado pela movimentação de objetos no campo visual. A observação pode ser direta, filmada ou registrada através de eletrorretinografia.



2. OLHAR PREFERENCIAL = são mostradas pranchas com padrões listrados (preto e branco) e homogêneos (cinza). O observador registra o olhar preferencial da criança, utilizando listrados de largura decrescente padronizados, para se avaliar acuidade visual da criança.




AVALIAÇÃO VISUAL



O exame rotineiro da visão, respeitando a sua maturação deve incluir:



1) REFLEXO FOTOMOTOR E PISCAR = o reflexo fotomotor é pesquisado com uma lanterna direcionada para um dos olhos, enquanto a criança fixa algum objeto distante. Não avalia a visão, mas a integridade das vias aferentes e eferentes. O reflexo de piscar é obtido com luz forte dirigida para os olhos provocando o piscar.



2) FIXAÇÃO E SEGUIMENTO DE OBJETOS = o local não deve ter iluminação excessiva nem dirigida para a cabeça da criança. A luz deve incidir sobre o objeto ou o rosto do examinador. Em bebês usamos objetos de alto contraste com padrões quadriculados (xadrez) ou círculos concêntricos (alvo), para avaliar sua capacidade de fixação e acompanhamento de objetos, segundo sua idade.



3) TESTE DE COBERTURA ALTERNADA = com um oclusor colocado a distância de 10 a 15 cm , impedimos a visão de um dos olhos. A criança que tiver uma baixa visão unilateral, quando for ocluído o olho de melhor visão, reagirá tentando mover a cabeça ou afastar o oclusor. Este teste também pode ser utilizado para diagnóstico de desvios oculares quando associado ao seguimento dos movimentos de uma lanterna, revelando uma ortoforia ao se descobrir o olho ocluído.



4) TESTE DE HIRSCHBERG = incidindo-se um foco luminoso a 30cm da raiz nasal, de forma a iluminar ambos os olhos, observa-se o reflexo da luz que deve incidir no centro de ambas as pupilas. É usado para avaliação dos desvios do eixo visual.



5) ALTERAÇÃO CORNEANA = evidencia-se o reflexo luminoso na superfície corneana de uma lanterna a 10 cm de distância . Na presença de edema, por exemplo no glaucoma, o reflexo perde seu brilho e a córnea a sua limpidez. O diâmetro normal da córnea ao nascer é de 9,5-10 mm e com um arco de 11,5 mm. A presença de diâmetros maior ou limítrofe deve ser suspeita.








A seqüência desses exames é completada pela fundoscopia direta e indireta.

Teste do olhinho em recém nascidos - Fundamental para prevenir problemas visuais

Teste do olhinho é fundamental para prevenir os diversos problemas visuais em recém nascidos.


Existem hoje em dia vários tipos de exames que são realizados logo ao nascimento do bebê, antes mesmo da alta hospitalar. São triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo detectar alguma alteração o mais cedo possível para evitar sequelas mais graves.



O teste do olhinho (ou reflexo de bruckner) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês, durante a primeira semana de vida, que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.



O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.



Prematuros - Bebês prematuros devem obrigatoriamente realizar esse teste visual, de modo que afaste o risco da retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina. "Como essas crianças prematuras ainda passam por um processo de formação, possuem vasos sanguíneos imaturos no globo ocular.



O teste do olhinho deve ser realizado por um Optometrista - Profissional responsável pelo atendimento primário da visão, se alguma alteração é identificada, o bebê deve ser encaminhado para o profissional médico competente" explica Danilo R. Tigre, Optometrista.



Não deixe para depois - Pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectadas precocemente, antes de se agravarem. Daí a importância do teste do olhinho.



Consulte regularmente seu Optometrista. 

Optometria - Visão ao alcance de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário