sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Vestibular Optometria

Quando houver inscrições abertas para vestibular de optometria, informaremos aqui.
Optometria no Brasil já é uma realidade.
Acompanhe o blog.



quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O papel do optometrista na dislexia

A dislexia tem um impacto negativo sobre a educação da criança. 
Se a dislexia for ignorada, as crianças disléxicas irão obter o insucesso escolar e até mesmo  enfrentarão problemas sociais.

Disléxicos são susceptíveis a problemas sociais e emocionais, que são devido à grande dificuldade em aprender a ler, escrever e, em alguns casos está relacionada à sua incapacidade de obter expectativas. Além disso, crianças com dislexia podem sofrer de ansiedade, raiva, baixa auto-estima, que pode afetar tanto o bem-estar e desempenho acadêmico das crianças. 

O Optometrista tem um papel importante na dislexia.

A primeira função do optometrista na gestão interdisciplinar da dislexia é o de realizar um exame visual completo e proporcionar uma compensação apropriada, o que irá melhorar a eficiência da leitura e tornar o processo educacional mais fácil.


Os principais pontos que o optometrista deve analisar: 

  • A história (a anamnese detalhada é muito importante)
  • A avaliação da refração 
  • A função binocular 
  • O processamento da informação visual.
Enfim, a dislexia não é causada por defeitos na visão, por isso que os optometristas não tratam a dislexia, mas tratam os problemas visuais que podem comprometer a habilidade da criança disléxica no tratamento da dislexia.

A atuação é através do trabalho multidisciplinar com o fonoaudiólogo ou psicopedagogo.


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Alguns cuidados com os olhos

Alguns hábitos do dia a dia, como coçar os olhos e ler no escuro ou deitado, podem ser prejudiciais à visão.

Ler com o livro muito perto pode forçar o cristalino e favorecer a miopia. Também pode ser um sinal de que a pessoa apresenta algum problema refrativo. A distância mínima ideal é de 30 cm.

Ler no escuro dilata a pupila causando desconforto.
Por isso, o melhor é não apagar a luz para usar o computador ou ver TV. Você corre o risco de se cansar mais e ficar com dor de cabeça.

No caso de ler em um veículo em movimento, como carro, ônibus, trem ou metrô, há um maior esforço dos músculos dos olhos para mantê-los paralelos, o que pode provocar desconforto.

Outra dica é usar óculos de proteção ao manusear produtos químicos ou ferramentas. Mesmo para pequenos reparos em casa, como uma martelada na parede ou um furo com furadeira, utilize os óculos. Devem ser usados também ao mexer com solda e maçarico.

Os óculos protegem, ainda, em esportes com bola e na natação.

Já no caso de produtos químicos, se alguma substância cair nos olhos, lave-os imediatamente antes de ir ao hospital, pois isso evita lesões graves.

Em relação às crianças, afaste produtos de limpeza do alcance delas e tome cuidado com brincadeiras com estilingue, dardo, flecha e pega-varetas.

Nunca coce os olhos: lave-os. Ao esfregá-los, você pode ferir a região e até causar uma deformação progressiva na córnea.



segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Ambliopia

A ambliopia ocorre quando, por alguma razão, o olho não consegue melhorar a visão mesmo com correção (óculos).

Muitas vezes no estrabismo, um dos olhos assume a preferência e enxerga bem e o outro, menos participativo, desenvolve pouca capacidade visual.
Há também a ambliopia causada por lesões oculares (ulcera de córnea cicatrizada, cicatriz retiniana por toxoplasmose etc.).

A ambliopia é sempre causada por algo que atrapalha ou prejudica o percurso da luz até a retina. E se a imagem se forma de maneira incorreta na retina, o cérebro não capta com total precisão.

Se nada for feito, este olho que não enxerga bem é deixado de lado e o outro assume. É por este motivo que muitas vezes ninguém percebe que a criança não está enxergando bem de um olho, pois o outro olho comanda e tudo parece perfeito.

É importante fazer o exame, sendo que a primeira consulta deve ser com 6 meses de vida, ou pelo menos antes dos 3 anos de idade.


domingo, 4 de janeiro de 2015

Por que não se pode dormir usando as lentes de contato

Quem usa lentes de contato deve retirá-las antes de dormir.

As lentes de contato dificultam a oxigenação da córnea. Quem dorme sem retirar as lentes, corre o risco de causar danos, levando até a lesões mais graves na córnea. 
Pessoas que dormem de lentes de contato correm 20 vezes mais riscos de ter uma lesão infecciosa, além de irritações e alergias nos olhos, essas lesões são aberturas para que micróbios nocivos entrem nos olhos e causem problemas.

Por isso, nunca esqueça de tirar suas lentes de contato quando for dormir.




sábado, 3 de janeiro de 2015

Cuidados com os olhos

Nessas férias, não esqueça de cuidar dos olhos.
Vai à praia, piscina ou qualquer diversão exposto ao sol, lembre-se de usar o óculos sport.

Todos nós sabemos que qualquer pessoa que passa muito tempo sob o sol sem proteção adequada, corre o risco de sofrer queimaduras. 

Há uma coisa que muitos não sabem, no entanto:

A córnea também pode sofrer queimaduras, se isso ocorrer, as terminações nervosas da córnea ficam expostas.

Os sintomas incluem:

  • Dor intensa 
  • Extrema sensibilidade à luz e ardor nos olhos, que ficam vermelhos e lacrimejantes 
  • Em alguns casos, pode até levar à deficiência visual.


A longo prazo, a exposição aos raios UV pode levar ao espessamento da conjuntiva e à catarata, assim como a um aumento do risco da degeneração macular. Por isso, é importante usar óculos que filtrem a luz UV corretamente.

Os óculos de sol devem ter um mínimo de proteção UVA/UVB de UV 400. Isso garante o bloqueio dos raios nocivos da luz na faixa ultravioleta.

Dica: óculos de lentes grandes são melhores do que os menores. Os pequenos permitem que a luz entre por cima e pelos lados da armação.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Vamos fazer a diferença na saúde do Brasil


Vamos começar o ano com uma nobre ação na Optometria.

Vamos divulgar a Optometria no Brasil.
  • Faça uma triagem visual à população de sua cidade, divulgue a importância do Optometrista, mostre o quanto podemos fazer a diferença na saúde do Brasil. 
  • Tire fotos e envie para o nosso Face, para que sejam publicadas na página do Facebook e no Blog da Optometria
  • Optometria "Primeira barreira contra a cegueira evitável".
  • Facebook: https://www.facebook.com/optometria.fortalezace 
(Coloque seu nome e o Estado (UF) onde foi realizado a triagem.
  • Optometria - Realidade no Brasil! 
  • https://www.facebook.com/optometria.fortalezace

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Início de um Ano de Vitórias 2015

Esse novo ano que se inicia, é um livro com páginas em branco, onde continuaremos a escrever a nossa jornada como optometristas. 
Desde já, desejamos um feliz 2015 para todos os profissionais e estudantes da optometria, à todos os nossos amigos, que apoiam, reconhecem e confiam na nossa profissão.
Esse será um ano de mais vitórias, cremos que estamos no caminho certo.
2015 já iniciou de forma marcante para todos nós, onde vários optometristas estiveram presente na Posse da Presidenta da República, Dilma Rousseff, manifestando o apoio e agradecimento.


''A luta por uma saúde visual de qualidade e acessível a todo o brasileiro, através da Optometria, segue latente há anos, e os milhares de optometristas, acadêmicos, familiares e principalmente a população já assistida e que tiveram suas vidas transformadas após um atendimento optométrico, renovaram suas esperanças em uma saúde visual mais justa e disponível a todos, após a corajosa e determinada atuação da nossa Presidenta Dilma Rousseff diante do então projeto de Lei do Ato Médico, vetando os textos prejudiciais a funcionalidade e multidisciplinaridade das políticas de saúde brasileira. Demostrando, sobretudo, o empenho social deste governo.
Vivemos a realidade, infelizmente, de que muitos brasileiros, ainda não tiveram a oportunidade de fazer a sua primeira avaliação visual. Situação esta, ainda reflexo de governos passados resistentes a um Brasil justo, social e democrático. A Optometria pode com certeza, assim como acontece no restante do mundo, colaborar efetivamente na mudança desse quadro, promovendo cidadania, inserção e reintegração social e econômica dessas pessoas.
Desejamos para os próximos quatro anos a continuidade das transformações sociais, para um país mais justo e igual para todos. A diretoria do CBOO trabalha incansavelmente para uma Optometria Brasileira livre e independente!''


Fonte: Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria - CBOOhttps://paliomania.files.wordpress.com/2014/08/gvtsalvador.gif