sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Curso superior de Optometria foi incluso na grade curricular do Mec

Curso superior de Optometria foi incluso na grade curricular do Mec.

É com muita satisfação que repassamos para todos os profissionais da área e adeptos da profissão, a notícia que o curso superior de Optometria foi incluso na grade curricular do Mec. 

Passo decisivo para Regulamentação!



Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 369/11, que trata da regulamentação da Optometria no país. 
A profissão vem sofrendo diversas represálias por conta da falta de conhecimento das suas atividades, o maior questionamento está no fato de esbarrar na oftalmologia.
É importante ressaltar que a atuação não invade a área médica e não realiza qualquer procedimento que não seja autorizado.

A Optometria é reconhecida pelo Ministério da Saúde - MS, Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, e o Ministério da Educação e Cultura – MEC, que dão o aval e reconhecem os cursos, isso deixa claro, portanto, que muitas das declarações de representantes da classe oftalmológica são incompletas.

A Oftalmologia se apóia na formação de oito anos de estudos. 

Seis anos são destinados ao conhecimento de todo o corpo humano e dois anos de especialização em oftalmologia, onde se cursa em torno de 1.353 horas na disciplina de oftalmologia para fazer cirurgias e prescrição de medicamentos, e 48 horas na disciplina de optometria, que é a ciência da área da saúde ligada à física que trata da visão, principalmente dos problemas de saúde primários, ou seja, é o estudo dos problemas de visão não patológicos.

Na formação universitária em optometria, o acadêmico cursa cinco anos especificamente na área de optometria e oftalmologia, sendo que na disciplina de optometria a carga horária é de 1.860 horas e na disciplina de oftalmologia cursa 540 horas somente para identificação de patologias com o objetivo de encaminhamento aos especialistas médicos competentes.

A optometria exige o conhecimento amplo e profundo dos aspectos físicos, psicológicos e ergonômicos da visão. 

As declarações advindas dos médicos são contrárias e inverídicas à realidade científica e mundial, em especial pelo fato de ser a Optometria profissão independente aceita e fomentada em todo o mundo, com o aval da Organização Mundial da Saúde – OMS, Organização Internacional do Trabalho – OIT, Conselho Mundial de Optometria - W.C.O ( world Council of optometry ), Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, e contam com a participação destas entidades nos mais importantes projetos internacionais de combate a cegueira e atendimento à saúde visual.

"A maioria das declarações que são apresentadas a população levam falsos mitos e pré-conceitos pejorativos lançados e divulgados por classes, que sem conhecimento, vendem a idéia de incapacidade profissional da classe Optométrica fazendo crer que as atuações destes profissionais acarretariam riscos à saúde da população, omitindo o real propósito das declarações de evitar a livre concorrência de um profissional altamente capacitado e qualificado, 
diante do crescente avanço da ciência optométrica, uma das mais conceituadas e honradas profissões no mundo, que contribuem para o bem social, econômico, cultural e educacional", explicou o optometrista Aron Elias Poll.

Segundo Dr. Pedro Silveira Gonçalves Filho, médico oftalmologista, professor e consultor em saúde visual, pós-graduado no Instituto Barraquer de Oftalmologia - Barcelona – Espanha, o modelo no Brasil está errado porque faz o oftalmologista dispensar da maior parte do seu tempo no exame da avaliação primária da visão, tarefa da optometria, deixando o restante, para diagnóstico e tratamento das patologias, sendo insuficiente para atender a demanda.

A atividade do optometrista na saúde pública possibilita atendimento de grandes populações com menor custo social e atendimento digno, sem espera de meses como é o caso das redes públicas de atendimento oftalmológico, liberando o oftalmologista para tratamentos medicamentosos, cirurgia e outras patologias que também são causas importantes de cegueira.

A desejo da Optometria é lutar pela democratização do atendimento primário à saúde, sem invadir a área médica e contando com estes profissionais para a continuidade em um atendimento digno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário