sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Um 2014 de vitórias e realizações...

A OPTOMETRIA cresceu consideravelmente nos últimos anos, sendo que esse último, foi um dos mais produtivos para a nossa profissão. 

Diante das vitórias obtidas, é impossível deixar de acreditar no sucesso.

Sabíamos que após os vetos da Presidente Dilma Rousseff ao P.L intitulado ato médico, uma sequência de efeitos benéficos ocorreria, mesmo assim, surpreendeu-nos a velocidade como tudo está acontecendo.

Além dos vetos, corajosamente sustentados por nossa Presidente e mantidos em Plenário, tivemos decisão favorável a nós no MP.

Estamos seguindo confiantes, rumo a REGULAMENTAÇÃO.

Ainda temos grandes distâncias para percorrer, mas diante da união, força de vontade e perseverança da nossa Classe, podemos afirmar desde já, que somos vitoriosos.

Que o ano de 2014 venha repleto de mais vitórias e realizações.






sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

DIA DO ÓPTICO

Hoje (13/12) é dia do Óptico no Brasil.

O Óptico ainda não é reverenciado como merece no Brasil, lamentavelmente. Mesmo alguns Optometristas deveriam lembrar que o Óptico vem antes do Optometrista.

O primeiro Optometrista que atuou nestas terras onde canta o sabiá era, na verdade, um Óptico, o senhor Joseph Herschel, oculista mecânico, nasceu na Alemanha e desembarcou no Brasil em agosto de 1835.
O Senhor Herschel era Técnico Oculista e foi pioneiro na arte de manipular lentes e fabricar óculos para a elite da época.

A importância do Técnico em Óptica é capital no processo de confecção dos óculos.
Não podemos atribuir um grau de relevância menor para o Técnico em Óptica em detrimento do Optometrista ou do oftalmologista. Sua importância é igual ou, até superior, pois, de nada adiantaria uma avaliação optométrica e/ou oftalmológica bem feita se os óculos não forem corretamente adaptados pelo Óptico, o sucesso de todo o processo estará comprometido sem a interferência habilidosa do Técnico em Óptica.

Caros leitores, não resta dúvida, assim como os Optometristas e os oftalmologistas são necessários e decisivos para para cuidar da visão e dos olhos das pessoas, os Ópticos colocam-se como o “fiel da balança”.
Sem o Óptico o processo não se completa e os usuários de óculos e lentes de contato padecem da assistência completa e eficiente.

Deveríamos estar em festa hoje, festejando o Dia do Óptico, o primeiro profissional a cuidar da visão dos brasileiros. Optometristas, oftalmologistas e todos os demais profissionais envolvidos com os cuidados da visão das pessoas devem reverenciar os Ópticos brasileiros no seu dia especial.

Esta é uma singela, mas verdadeira, e calorosa forma que encontrei de parabenizar os Ópticos brasileiros pelo seu dia especial. Parabéns Ópticos e não deixem de lutar por seus interesses, seu lugar ao Sol e por seu grande valor para a sociedade.

REFERÊNCIAS: Optometria no Brasil (Artemir Bezerra), História da Óptica no Brasil (José Moraes dos Santos Neto). www.artemirbezerra.com