sábado, 29 de junho de 2013

WCO ENVIA CARTA CONTRA O ATO MÉDICO PARA PRESIDENTE DILMA

WCO ENVIA CARTA CONTRA O ATO MÉDICO PARA PRESIDENTE DILMA

Londres, 25 de junho de 2013.


Exma. Sra. Dilma Vana Rousseff
DD. Presidente da República do Brasil
Exma. Sra Presidente,
Re: Optometria no Brasil

Escrevo em nome do Conselho Mundial de Optometria (WCO).

A WCO é uma organização internacional que representa mais de 250.000 optometristas em 50 países e seis regiões, incluindo a Associação Latino-Americana de Optometria e Óptica (ALDOO).

Membros do WCO são organizações nacionais que trabalham para a manutenção dos mais altos padrões de prática profissional e educação para garantir que a qualidade da saúde ocular e cuidados com a visão sejam acessíveis ao maior número de pessoas possível.

O WCO mantém relações oficiais com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e é representada no Conselho mundial da Administração da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), os quais reconhecem o papel da optometria na prevenção da cegueira.

Optometria é uma profissão que foi estabelecida em muitas partes do mundo há mais de 100 anos e é definida tanto pelo WCO como pela ALDOO como uma profissão de saúde autônoma com formação e regulamentação específica. A Classificação Internacional da Educação (ISCED 1997) da UNESCO, inclui a Optometria nos Serviços de Saúde, oferecendo formação em optometria com reconhecimento internacional.

Optometristas são profissionais que promovem os cuidados primários da saúde visual e dos olhos. Seus conhecimentos, de acordo com o WCO, devem incluir, no mínimo, as amplas competências em refração, prescrição e na detecção de doenças/anomalias. Membros do WCO e seus parceiros trabalham incansavelmente para garantir os níveis de boa prática profissional, defendendo que essa atividade seja compartilhada em nossa sociedade, para gerar o maior impacto, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. É a nossa experiência, também reconhecido pela OMS, que optometristas são muitas vezes o primeiro ponto de contato na prestação de cuidados com a visão e com o olho e, como tal, fornece uma importante defesa contra a deficiência visual evitável e doenças oculares. Eles prestam cuidados acessível e de baixo custo, dentro de seu âmbito de prática e competência, promovendo o encaminhamento ao oftalmologista ou outros profissionais de saúde, conforme apropriado.

O WCO está ciente de que o Congresso brasileiro acaba de aprovar o projeto do Ato Médico (PL nº 268/2002) que visa regulamentar a profissão médica. O WCO verificou que esta lei poderá limitar de forma significativa ou mesmo proibir a prática profissional de diversas profissões de saúde não-médicas. O WCO acredita que restringir profissões que são reconhecidas mundialmente como autônomas, a atuar apenas sob a supervisão de um médico, irá limitar severamente o direito das pessoas ao acesso fácil, imediato e acessível aos cuidados de saúde.
O maior acesso resulta no aumento da detecção de problemas que, sendo identificados em seus estágios iniciais, permitem a prevenção de cegueira e deficiências visuais. Isto é particularmente destacado em se tratando da catarata, retinopatia diabética e glaucoma, cuja incidência está a aumentar com o aumento da expectativa de vida. É parte da responsabilidade profissional dos profissionais da saúde não-médicos, estarem qualificados para detectar e encaminhar qualquer paciente com qualquer problema fora de sua competência a um médico qualificado.

Globalmente, as mais eficientes práticas em gestão de saúde evitam que haja o monopólio médico na prestação de cuidados com a saúde, sendo o usual aceitar que profissionais da saúde, com competências autônomas, possa prestar serviços de cuidados primários de alta qualidade, de uma forma menos restritiva, a um custo consideravelmente mais baixo do que usar as habilidades de profissionais médicos, geralmente mais caros.
Um optometrista pode ser treinado em quatro a cinco anos, ao contrário das oito a doze anos para treinar um oftalmologista.

Em nossa opinião, promulgar este Projeto de Lei será um retrocesso para a saúde no brasileira. Em vez disso, reconhecendo a optometria juntamente com a melhoria e aumento da oferta de formação em optometria no Brasil, poderia-se gerar os recursos humanos necessários para prestar atendimento à saúde ocular primária e cuidados com a visão, para a população em geral, de forma mais eficiente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual; 1.173.655 crianças têm algum tipo de deficiência visual permanente e 78,4% da população não têm acesso a cuidados de saúde ocular. Esse déficit significativo na oferta de saúde visual e cuidado dos olhos, afeta especialmente as zonas rurais, isoladas e empobrecidas. As comunidades pobres e menos educadas permanecer mais afetadas pela deficiência visual e cegueira. A OMS reconhece que os erros de refração não corrigidos representam a principal causa de deficiência visual (42%) e que os optometristas são uma parte importante das equipes de atendimento multidisciplinar para enfrentar estes problemas.
Dado Vosso recente compromisso de melhorar a saúde no Brasil, temos que não seria apropriado sancionar o Projeto de Lei do Ato Médico na forma como apresentado. O WCO está particularmente preocupado com os incisos VIII e IX artigo 4 º do Projeto de Lei em comento. Estamos convencidos de que a optometria no Brasil pode se desenvolver ao seu mais alto padrão e contribuir para a maior eficiência e universalização da saúde ocular e cuidados com a visão.

Espero que esta carta ajude ao Governo brasileiro a conhecer o importante papel dos optometristas na prestação dos cuidados primários da visão. Renovando protestos de estima, fico a disposição para fornecer informações adicionais que se façam necessárias.

Atenciosamente,
Dr. Susan Cooper
Presidente Conselho Mundial de Optometria

http://www.worldoptometry.org/en/what-we-do/advocacy/optometry-in-brazil.cfm

Fonte: http://cboo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=165%3Awco-envia-carta-contra-o-ato-medico-para-presidente-dilma&catid=47%3Anoticiasinicial&Itemid=64#.Uc3qU0ZsDa8.facebook

quarta-feira, 26 de junho de 2013

ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE PROTESTAM CONTRA O ATO MÉDIO - G1 CEARÁ

MANIFESTAÇÃO DOS OPTOMETRISTAS CONTRA O ATO MÉDICO EM FORTALEZA




Profissionais de Optometria realizam mobilização contra sanção do Ato Médico

Profissionais de optometria realizaram no início da noite desta terça-feira (25), uma mobilização contra o projeto do Ato Médico. Os trabalhadores, que pediram o veto da presidente Dilma, se concentraram no Dragão do Mar e seguiram em caminhada por algumas avenidas de Fortaleza.
Trabalhadores percorreram a Avenida Desembargador Moreira Foto: Wilton Rodrigues
"O objetivo da nossa mobilização é pedir a presidente Dilma que vete o Ato Médico da forma como ele está posto. Se esse ato passar, da forma que está, os brasileiros serão os grandes prejudicados, assim como várias profissões da área da saúde, optometrista, farmacêutico, terapeuta, enfermeiro", disse o presidente do Sindicato das Ópticas do Estado do Ceará, José Bezerra.
Uma nova mobilização está programada para sexta-feira (28), no Parque das Crianças, no Centro de Fortaleza. A expectativa dos profissionais de optometria é que as outras 14 áreas da saúde também participe do propesto.









Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=361762&fb_action_ids=537919169577170&fb_action_types=og.recommends&fb_source=other_multiline&action_object_map=%7B%22537919169577170%22%3A484305378315834%7D&action_type_map=%7B%22537919169577170%22%3A%22og.recommends%22%7D&action_ref_map=%5B%5D

terça-feira, 25 de junho de 2013

Manifestação dos Optometristas em Fortaleza - Ce contra o Ato-Médico e a favor da regulamentação da Optometria.

Dia 25/06/2013 os optometrista de Fortaleza, realizam uma manifestação contra o ato médico, na avenida Desembargador Moreira. Aproveitam também para lutar pela regulamentação da Optometria, profissão que existe no mundo inteiro há mais de 1 século, sendo praticada em mais de 130 países, porém no Brasil, ainda não é uma profissão regulamentada.

Nesse momento, vários profissionais, estudantes e todos os que apoiam a Optometria, lutam por essa causa. Com certeza, essa é a melhor forma, manifestação e protestos através da união de todos os optometristas.

Que sirva de exemplo para todos os optometristas de todas as cidades do Brasil, que se unam e se mobilizem a favor da Optometria no Brasil.



















domingo, 23 de junho de 2013

Sim à Saúde... Não ao Ato Médico


O Brasil sempre teve a classe de minoria que tenta conduzir a situação, um exemplo do meado do século passado, são os coronéis.
Hoje estamos diante de uma situação em que a classe médica se acha no direito de ser o senhor supremo da saúde. Esquecendo que medicina é saúde, mas saúde não é só medicina, e que saúde é muito ampla para ser detida só por uma categoria.
Dentre as profissões da área de saúde que estão para terem funções alijadas, temos a Optometria.
A Optometria é uma ciência da área da saúde que tem mais de 130 anos, está presente nos 4 continentes, e vale frisar que nas maiores potências como EUA, Canadá, Inglaterra, França, Itália e em vários outros países, a avaliação visual é realizada pelo optometrista.
Organizações que regem a saúde mundial reconhecem a importância da optometria, como OMS onde a Optometria ocupa a cadeira de n° 187; a ONU reconhece a optometria como prestador de atenção primário da visão.
Com a aprovação da lei do ato médico como está, a saúde brasileira será privada do exercício pleno de um profissional que estudou 5 anos e possui capacidade técnica e científica para realizar avaliação da função visual de forma integral.
Na última reunião da igreja, fomos ministrados sobre fé, e o texto usado foi a passagem que fala de Gideão, que com 300 homens venceu um exército muito mais poderoso em capacidade bélica e em número de homens. Estamos nesta mesma situação, uma classe sem recursos financeiros, sem tanta influência política, mas com um ideal de melhorar a saúde visual do nosso povo.
Eu me aproprio desta fé para crer que nossa presidenta verá os exemplos dos países que adotam a optometria como profissão primária da visão e terá a coerência de optar pela saúde do povo brasileiro e não para uma categoria que luta por reserva de mercado.

Este é o endereço do gabinete da Excelentíssima Senhora Dilma VanaRousseff Presidenta da República Federativa do Brasil, (gabinetepessoal@presidencia.gov.br). Peço que enviem e-mail pedindo que ela vete o ato médico, pois ele está indo de encontro a direitos constitucionais de várias classes de saúde.

Autor: Nostra Soares (facebook)



sexta-feira, 21 de junho de 2013

DIGA NÃO AO ATO MÉDICO

O QUE SERIA DO ORTOPEDISTA SEM O FISIOTERAPEUTA, O TERAPEUTA OCUPACIONAL E DO RADIOLOGISTA????

O QUE SERIA DAS UTIs NEONATAIS SEM O CONCURSO DOS ENFERMEIROS OBSTETRAS???

O QUE SERIA DOS OTORRINOS SEM CAPACITAÇÃO DOS FONOAUDIÓLOGOS???? 

DOS PSIQUIATRAS SEM OS PSICÓLOGOS??? 

O QUE SERIA DA MEDICINA GENERALISTA SEM A ATUAÇÃO DOS BIOMÉDICOS???
DO ENDOCRINOLOGISTA SEM O NUTRICIONISTA????

O QUE SERIA DA OFTALMOLOGIA DOS PAÍSES EVOLUÍDOS SEM A ATUAÇÃO DO AVALIADOR PRIMÁRIO – O OPTOMETRISTA – SE ELE NÃO RECONHECESSE ALTERAÇÕES DO PROCESSO DA FUNÇÃO E DA ANATOMIA DO OLHO, DOS DESVIOS OCULARES E DOS DISTÚRBIOS DA VISÃO SEM O ENVOLVIMENTO DA PATOLOGIA??? PORQUE É O OPTOMETRISTA O AGENTE DESPISTADOR DA PATOLOGIA E QUANDO ELE ENCONTRA EM INICIO OU EM CURSO ADIANTADO QUALQUER ALTERAÇÃO DO OLHO E SISTÊMICA REMETE DE IMEDIATO AO ESPECIALISTA QUE COMPETE, FAZENDO ASSIM SEU TRABALHO DE AGENTE PREVENTOR EVITANDO QUE OS PROCESSOS PATOLÓGICOS EVOLUAM E EM ALGUNS CASOS COM MUITA RAPIDEZ. 

A Optometria no mundo desenvolvido é a 2ª profissão de maior respeitabilidade pelo trabalho social que ela produz. 
O projeto de lei do Ato Médico, e que ainda não foi sancionado pela Presidente e que está sujeito a vários vetos, fere profundamente todas as profissões não médicas na área de saúde no bojo de seu contexto, algumas distorções do nosso país estão bem claras na famigerada Lei do Ato Médico. 
Como pode uma profissão não regulamentada ainda ter um Conselho Federal com a força do Conselho Federal de Medicina que consegue distorcer e deturpar tudo que se conhece a respeito de Saúde Pública, com ingerência nos vários Ministérios, inclusive o do Trabalho impondo a força médica na conduta da formação plena e universal das outras profissões? 
Como pode o Congresso Nacional descaradamente afirmar nas várias reuniões que tivemos que já havia acordo com as outras profissões da área da saúde. MENTIRA! 

Todas as tentativas foram frustradas por acordos de liderança na calada da madrugada, porque parece que é assim que esse país caminha, envolvido em negociatas e acordos que privilegiam pequenos grupos corporativistas.
Não somos contra a regulamentação de qualquer que seja a profissão, inclusive a médica. Desde que ela não fira de morte o direito legal da atuação das outras profissões da área da saúde. 
Caso a lei passe sem o veto da Presidência da República estaremos retrocedendo a idade média, período negro da história da humanidade em que os que produziam ciência eram queimados como hereges na fogueira da inquisição, exemplo o astrofísico Galileu Galilei.
VETO TOTAL A LEI DO ATO MÉDICO!!

Palavras dos professor RICARDO BRETAS
OPTOMETRISTA O.D. , PÓS GRADUADO EM ORTÓPTICA E ESPECIALISTA EM NEURO VISÃO
PRESIDENTE DO CONSELHO BRASILEIRO DE ÓPTICA E OPTOMETRIA
MEMBRO DO COMITÊ DE EDUCAÇÃO DO CONSELHO MUNDIAL DE OPTOMETRIA
EX DIRETOR CLÍNICO DO SPECIAL OLYMPICS OPENING EYES
MEMBRO CONVIDADO DO CONSELHO EUROPEU DE OPTOMETRIA
MEMBRO CONVIDADO DO CONSELHO PACÍFICO ASIÁTICO DE OPTOMETRIA
PRÊMIO OPTOMETRISTA DE DESTAQUE INTERNACIONAL MILÃO ITÁLIA (2006).